quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

E a presidente vetou... mas...

Os jornais de hoje, dia 05/12, trazem a informação de que há governadores propondo que os royalties provenientes da exploração do petróleo não sejam investidos exclusivamente na educação básica. Querem incluir: despesas com capacitação profissional e com políticas de incentivo à pesquisa.

Nem bem conseguimos um pequeno avanço - envio de uma medida provisória com a destinação desses recursos para a educação básica - já surge essa tentativa de desvio. Aos que estão fazendo a sugestão, eu pergunto: vocês não acham que a educação básica merece o tratamento de “prioridade zero” nas políticas públicas?

E não se diga que estou menosprezando as ações de capacitação profissional ou de pesquisa. Considero que são aspectos importantíssimos nas ações governamentais das três esferas da administração pública. No entanto, os recursos para eles devem ser provenientes de outras receitas.

A destinação dos royalties precisa ser garantida para a educação básica. É nesse segmento do sistema educacional brasileiro que temos os maiores problemas e as melhores esperanças. Que o digam os muitos países cujos governantes souberam promover a melhoria de qualidade educacional para suas crianças e jovens com inegáveis benefícios para a sociedade toda!

Renovo meu apelo do texto anterior: vamos avisar os deputados e senadores que elegemos sobre nossa posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário