quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Escolas unitárias... aprendizagens para gestão escolar participativa - 4

4) Quais as contribuições dos alunos e dos pais para o desenvolvimento da gestão participativa?

a) Em relação aos alunos, sugiro que sejam incluidas aprendizagens que os tornem protagonistas progressivamente mais atuantes na gestão de sua escola. Nas diferentes etapas de escolarização (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), podem ser obtidos dois efeitos simultâneos: a) reforçar as contribuições desses atores sociais para a gestão compartilhada e b) oferecer-lhes oportunidades de viver experiências efetivas desse modelo de gestão, as quais poderão servir de matriz para essa prática em outras organizações sociais das quais os alunos fazem ou farão parte.
Para que essas aprendizagens sejam estimuladas, indico alguns exemplos de medidas:
- Incluir, no currículo de cada etapa de escolarização, conhecimentos, procedimentos e atitudes voltados para a progressiva autonomia dos alunos em relação ao seu próprio desenvolvimento e ao de seus colegas.
- Assegurar que essas aprendizagens sejam significativas e compatíveis com o estágio evolutivo dos alunos.
- Instaurar ou ampliar a interdisciplinaridade como um dos recursos para o desenvolvimento do pensamento científico.
- Criar condições para o funcionamento de mecanismos de real participação dos alunos na gestão. Por exemplo: eleição de representantes de classe e da diretoria de grêmio; contribuição na definição de medidas disciplinares e normas de funcionamento; inserção em projetos sociais desenvolvidos junto à comunidade, entre outras.
- Possibilitar o exercício efetivo de funções de gestão na escola, compatíveis com o nível de conhecimentos/experiências dos alunos e sem dificultar ou impedir o adequado funcionamento da organização. Exemplificando: assumir periodicamente atribuições de setores da escola, como secretaria, cantina, biblioteca, entre outros.

b) O outro importante conjunto de atores sociais – os pais – também requer esforços para fomentar sua participação na gestão da escola.
A inclusão dos pais de alunos nos processos decisórios traz conseqüências que costumam alterar a estrutura e o funcionamento da organização. Para que os pais possam efetivamente contribuir para as decisões de gestão, aprendizagens específicas também são requeridas. Novamente, alguns exemplos de ações que, evidentemente, não esgotam todas as possibilidades:
- Promover encontros, reuniões, seminários e outras formas coletivas de formação continuada, abordando temas como parceria escola-pais nos processos educacionais das crianças e adolescentes, organização do segmento para inserir-se na gestão da escola, contribuições de pais em projetos didáticos, dentre outros.
- Apoiar processos de articulação e mobilização dos pais em torno dos interesses considerados por eles como legítimos, implementando medidas que atendam as demandas desse segmento, desde que estejam de acordo com o projeto pedagógico e o equilíbrio econômico-financeiro.
- Constituir e fazer funcionar instâncias decisórias coletivas, como Associação de Pais, Associação de Pais e Mestres, Conselhos de Escola, de acordo com a realidade socio-cultural de cada comunidade.

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