quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Escolas unitárias... aprendizagens para gestão escolar participativa - 3

3) Quais as contribuições dos profissionais para o desenvolvimento da gestão participativa?

a) Os educadores dirigentes contribuem quando efetivamente atuam para compartilhar os poderes de gestão. Se estes permanecerem como atribuição exclusiva dos gestores, a implantação da gestão participativa será dificultada ou mesmo impedida.
Entretanto, os processos de descentralização e compartilhamento de poderes não podem desconsiderar a necessidade de preservar a existência da escola e seu funcionamento voltado para sua missão socio-politica-educacional. O equilíbrio entre essas duas diretrizes – preservação da instituição / gestão participativa – é resultado de um esforço coletivo dos membros da escola.
Observação: A expressão “educadores dirigentes” indica genericamente os profissionais que atuam na escola com funções distintas da docência e das atividades de suporte. Estão incluídas: direção de escola, coordenação pedagógica, orientação educacional, supervisão de ensino, entre outras designações.

b) A participação dos professores não é espontânea; precisa ser objeto de formação continuada, envolvendo aprendizagens específicas, além das voltadas para a didática e a metodologia do ensino. A título de exemplo e sem a pretensão de esgotar o assunto, eis algumas dessas aprendizagens:
- Identificar, reconhecer e expressar os interesses do segmento de educadores-docentes e as diferenças em relação aos interesses dos outros segmentos da escola e da comunidade mais próxima;
- Agir na direção do reforço e ampliação da construção constante de decisões coletivas, com a participação de todos os demais atores da organização escolar;
- Atuar em consonância e sintonia com as decisões coletivas;
- Lutar pela modificação das decisões coletivas com as quais não concordar, mas respeitá-las efetivamente enquanto estiverem em vigor. A modificação precisa ser buscada nos espaços organizacionais apropriados e legítimos.
- Incentivar a participação dos demais atores, nos órgãos colegiados gerais da escola e nos específicos de séries e classes.
- Tornar-se membro das organizações sindicais e outras associações que articulam os interesses da categoria profissional, nas diversas instâncias sociais.

c) Os funcionários completam o conjunto de profissionais da escola e têm contribuições relevantes para a gestão participativa. Com os ajustes necessários, as mesmas aprendizagens apontadas para os professores podem ser desejadas para esse segmento.

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