tag:blogger.com,1999:blog-4770046418494902508.post4202226103160395804..comments2014-07-20T07:34:54.043-03:00Comments on Carlos Luiz Gonçalves: PROFESSORES SOLITÁRIOS, PROFESSORES SOLIDÁRIOSCarlos Luiz Gonçalveshttp://www.blogger.com/profile/11683624927564162983noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4770046418494902508.post-62762257979350007322011-09-02T18:46:31.979-03:002011-09-02T18:46:31.979-03:00Karina, fico muito contente de estar podendo troca...Karina, fico muito contente de estar podendo trocar ideias e reflexões, esse é um bom caminho para nosso crescimento. Obrigado pelo seu comentário.Carlos Luiznoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4770046418494902508.post-37583382894846636902011-08-24T20:49:35.067-03:002011-08-24T20:49:35.067-03:00Que bom poder aprofundar a reflexão sobre esse tem...Que bom poder aprofundar a reflexão sobre esse tema!!!! Muito obrigada!!!Colei as perguntas que fiz sobre esse tema, OK?<br />Professor, adorei a possibilidade de receber doses homeopáticas para reflexão!! <br />As perguntas só aumentam... Para garantir ações (práticas) que reflitam o desejo de construir uma sociedade mais solidária e mais ética, não seria preciso mudar o modo como o trabalho docente é organizado?? Não existe uma distância (enorme) entre o discurso dos professores/coordenadores e as práticas desenvolvidas na sala de aula e nos grupos de formação docente? Como transformar o trabalho docente, muitas vezes, solitário em situações que sejam mais solidárias? Por vezes sinto essa distância: o que queremos que seja desenvolvido com os alunos não coincide com o modo como a aprendizagem dos próprios professores é vista... e boa vontade não basta, ninguém pode oferecer o que não tem ou não conhece... Como um professor solitário pode oferecer uma proposta solidária??? Há muitos coordenadores que assumem uma postura persecutória e até mesmo desrespeitosa diante do não saber do professor (encarnando a figura do antigo supervisor de ensino) e ingoram a importância do seu papel como formador e mediador de um trabalho em equipe...Esses desencontros/ incoerências na organização do trabalho docente não seriam, pelo menos em parte, fontes geradoras da exclusão e consequente culpabilização dos professores, das famílias e dos próprios alunos pelo fracasso escolar??Karinanoreply@blogger.com