tag:blogger.com,1999:blog-4770046418494902508.post1756829931632982365..comments2014-07-20T07:34:54.043-03:00Comments on Carlos Luiz Gonçalves: De boas intenções, o inferno NÃO está cheio.Carlos Luiz Gonçalveshttp://www.blogger.com/profile/11683624927564162983noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4770046418494902508.post-82292215814688953792013-02-28T19:06:32.475-03:002013-02-28T19:06:32.475-03:00Prezada Valéria,
"Investir infinitamente na f...Prezada Valéria,<br />"Investir infinitamente na formação continuada da equipe" é um primeiro destaque que desejo fazer em seu comentário tão importante. Assim como você, penso que não haverá saida para muitos desafios nas escolas sem essa política de formação efetivamente implantada.<br />Estou preparando uma continuidade deste artigo para abordar exatamente a questão da coerência entre intenções e ações. Ou seja, voltar àquele tema que já discutimos tanto: estratégias em gestão escolar. Logo, logo vai estar disponível.<br />Obrigado pelo seu comentário e um abraço,<br />Carlos Luiz. Carlos Luiz Gonçalvesnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4770046418494902508.post-12386673000220452932013-02-28T18:58:04.474-03:002013-02-28T18:58:04.474-03:00Professor é cada vez mais difícil atuar como gesto...Professor é cada vez mais difícil atuar como gestor de forma eficiente, porque em algumas escolas não existem planejamentos estratégicos.<br /> <br /> O que tenho vivenciado é que o discurso é o politicamente correto, mas as ações sofrem embates de todos os tipos como a falta de conhecimento e entendimento sobre o papel de cada um dentro dessa rede organizacional. <br /> <br />Trabalhar planejamento implica em elaborar um pano executável, investir infinitamente na formação continuada da equipe e não deixarmos a roda parar de girar na escola definindo exatamente o papel de cada um no sucesso de todos.<br /> <br /> Algumas metas são alteradas pelas instituições e estão claras dentro da cabeça das pessoas que as comandam, mas não são verbalizadas para a equipe técnica. Somos gestores, profissionais, mas sabemos que sem uma comunicação verdadeira não conseguiremos chegar a lugar algum. Isso ocorre fortemente quando mantenedores querem mudar os rumos da qualidade de ensino, mas não explicam os motivos para toda a equipe. Então o gestor ficará numa saia justa porque as mudanças impressas parecem ser apenas aleatórias e da sua própria cabeça. Num primeiro sinal de conflito de interesses entre funcionários, famílias e alunos, ficamos solitários novamente. A escola precisa entender que conflitos existem para serem gerenciados e resolvidos e não jogados para debaixo do tapete.<br /> <br /> Gostaria que se fosse possível o senhor escrevesse um artigo sobre a questão Institucional e que revelasse a todos que Nós somos a Instituição, quem sabe assim nós gestores não nos sentiremos tão sozinhos.<br /> <br />Digo isso porque se o resultado alcançado é bom, ele é de todos nós e quando é ruim vivemos um caça a bruxas. Ao invés de sentarmos e avaliarmos novamente o planejamento e retomarmos as trajetórias, o espaço escolar se torna muitas vezes um local inóspito que inviabiliza o plano e nos joga sim para o limbo. <br /> <br />O limbo gruda tanto na gente que ao tentarmos escapar dele escorregamos cada vez mais e esquecemos-nos das boas intenções que tivemos, imagina então o que ocorre com as metas? <br /> <br />Mais uma vez adorei a sua reflexão porque pelo menos hoje ela conseguiu me trazer de volta ao mundo que amo.<br /> <br /> <br /> <br />Valéria Vargas <br />Valeria Vargasnoreply@blogger.com